$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: SUPPORT FOR COMPUTATIONAL THINKING KNOWLEDGE TRANSFER FROM VISUAL PROGRAMMING LANGUAGES TO TEXTUAL PROGRAMMING LANGUAGES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS

Colaborador(es):  CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 25694
Catalogação:  28/01/2016 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL

Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694

Resumo:
Producing technology has been an increasingly essential ability in modern society. The users are no longer simple consumers but actually, also, technology producers, using technology to express their ideas. In this context, the learning of the so-called computational thinking should be as important as learning basic disciplines such as reading, writing and arithmetic. As long as the student can develop this ability, he will be able to express himself or herself through the software. Many projects around the world have their own technologies and pedagogy to help the student develop such capacity. However, we know that in a context that is constantly evolving as is the case of informatics, we cannot allow the student to be attached to a single tool or means. Tools may become obsolete and students would lose their technology producer status. With this in mind, we designed a learning transfer model of computational thinking, which will assist the designer in the creation of a technological artifact to help students and teachers learn a new programming language. The model, which is based on the Semiotic Engineering, is the main scientific contribution of this master s dissertation.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui