XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS Autor: JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25694
Catalogação: 28/01/2016 Liberação: 29/01/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694
Resumo:
Título: APOIO À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO VISUAIS PARA LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEXTUAIS Autor: JOAO ANTONIO DUTRA MARCONDES BASTOS
Nº do Conteudo: 25694
Catalogação: 28/01/2016 Liberação: 29/01/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25694@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25694
Resumo:
Produzir tecnologia tem se mostrado uma habilidade cada vez mais
indispensável na sociedade moderna. Os usuários estão deixando de ser simples
consumidores e passando a ser produtores, usando a tecnologia para expressarem
suas ideias. Nesse contexto, o aprendizado do chamado raciocínio
computacional deve ser tão importante quanto o de disciplinas básicas, como a
leitura, a escrita e a aritmética. Ao desenvolver tal habilidade o aluno vai
conseguir se expressar através do software. Diversos projetos ao redor do mundo
têm suas tecnologias e didáticas próprias a fim de auxiliar o aluno a desenvolver
tal capacidade. Porém, sabemos que em um contexto que está em constante
evolução como é o caso da informática, não podemos deixar que o aluno fique
preso a uma única ferramenta ou meio de se expressar. Ferramentas podem ficar
obsoletas e ele perderia seu poder de produtor de tecnologia. Pensando nisso, foi
elaborado um modelo de transferência do aprendizado do raciocínio
computacional a ser incorporado a sistemas de documentação ativa que apoiam o
ensino-aprendizado desta habilidade. O modelo auxiliará o designer na criação
de um artefato tecnológico que seja capaz de ajudar alunos e professores a
aprenderem uma nova linguagem de programação. O modelo, que é baseado na
Engenharia Semiótica, é a principal contribuição científica dessa dissertação de
mestrado.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |