$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PROGRAMAÇÃO DE SALAS DE CIRURGIA PARA PACIENTES ELETIVOS UTILIZANDO UM MODELO DE PROGRAMAÇÃO INTEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CÉSAR DAVID LÓPEZ DÍAZ

Colaborador(es):  SILVIO HAMACHER - Orientador
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA - Coorientador
Número do Conteúdo: 25684
Catalogação:  27/01/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25684@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25684@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25684

Resumo:
As despesas anuais em saúde para a maioria dos países são crescentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2011 o Brasil gastou aproximadamente 10 porcento do produto interno bruto em saúde. Consequentemente, incrementar a eficiência na prestação de serviços médicos está se tornando cada vez mais importante. Em um hospital as salas de cirurgia representam um dos principais centros de custos e de rendimentos. As salas de cirurgia são um aspecto difícil de gerenciar devido à prioridade das partes envolvidas no processo, nomeadamente, pacientes, cirurgiões, staff, pessoal administrativo, e a escassez de recursos como leitos, salas de cirurgia, equipamentos especiais, etc. A presente dissertação aborda um problema real de programação de salas de cirurgia para pacientes eletivos de um hospital em Lisboa, onde é proposta uma reformulação do modelo de PLI proposto por Marques et al. (2012). Esta reformulação é baseada no problema da mochila, com o objetivo de encontrar soluções mais eficientes em termos computacionais. De acordo com os testes realizados, uma modificação no modelo que quebre sua simetria além de fornecer uma solução mais eficiente computacionalmente, melhora a solução original pois diminui o gap inicial de 782,59 porcento para 2,25 porcento. Também foi proposto um modelo de simulação no que foram criados vários cenários para avaliar a incerteza envolvida, nos quais a duração média das cirurgias foi submetida a valores majorados. Esta simulação pode servir como ferramenta de apoio na tomada de decisões, pois de acordo com o grau de conservadorismo de quem toma as decisões, podem ser estabelecidas políticas de programação das Salas de Cirurgia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui