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Título: FAST FASHION: APONTAMENTOS SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES DA MODA NA CONDIÇÃO PÓS-MODERNA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOANA MARTINS CONTINO

Colaborador(es):  ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 25683
Catalogação:  27/01/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25683@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25683@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25683

Resumo:
Este trabalho trata das recentes transformações ocorridas na indústria da moda através da investigação das estratégias utilizadas pelas empresas para implementação do sistema fast fashion. Fenômeno em expansão na indústria do vestuário, o fast fashion tem como principal traço a aceleração da produção através da multiplicação da quantidade de coleções, e seu objetivo é estimular o aumento da velocidade do consumo de modo a escoar a produção crescente, garantindo assim a lucratividade das empresas. As alterações de cunho produtivo e estratégico desencadeadas pela implementação do sistema respondem a mudanças na configuração do modo de produção capitalista. Com base na crítica da economia política marxiana, buscamos compreender o fenômeno fast fashion relacionando-o às características-chave do capitalismo tardio, atual momento do desenvolvimento do modo de produção. O capitalismo tardio se expressa culturalmente no que David Harvey (2007) chamou de condição pós-moderna e tem a acumulação flexível como padrão de acumulação. Partindo da hipótese central segundo a qual o surgimento e expansão do sistema se dá a partir de demandas postas na esfera da produção e não do consumo, consideramos o fast fashion a apresentação da moda na condição pós-moderna. Buscamos definir de que maneira mudanças no processo produtivo para aceleração do giro de capital, a precarização do trabalho, a desterritorialização da produção e a tendência à concentração e centralização do capital – traços marcantes do capitalismo tardio – se apresentam no fast fashion. Além disso, através da análise de uma importante estratégia utilizada por grandes redes varejistas de roupas, as coleções assinadas, procuramos investigar a produção do valor simbólico do produto de moda.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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