$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O TEMPO DO ANIMADOR
Autor: MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25672
Catalogação:  26/01/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25672@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25672@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25672

Resumo:
Este trabalho aborda os benefícios trazidos pela prática da produção de animações para um indivíduo e para a coletividade. A discussão apresentada tem como base a experiência do autor nas áreas do cinema de animação e da educação audiovisual, assim como os textos e pensamentos de Len Lye, Walter Benjamin e outros autores sobre questões de percepção e compreensão do tempo e de suas dimensões. A produção de dois curtas-metragens sobre animação, Doutor, meu filho é Animador de 14 minutos e O Filme de Fernando de 22 minutos, é utilizada como recurso para a investigação de temas como a imagem como signo para reflexão e comunicação; o conceito de imagem cética, que não traz um pensamento constituído por definições absolutas, mas aceita múltiplas e evolutivas interpretações; a construção de registros de memória; o conceito de key frames ou posições-chave aplicadas como marcas temporais tanto para um tempo micro (ilusão de movimentos) como macro (memória coletiva e história); e a possibilidade de compreensão do tempo e de suas diversas dimensões, de um jeito particular por cada indivíduo, a partir da experiência de produção de um filme de animação. O trabalho apresenta também uma revisão de iniciativas pedagógicas envolvendo a aplicação dos benefícios da animação na educação formal, tendo como referência os projetos Anima Escola no Brasil e o CAP na Dinamarca, projetos com atuações semelhantes e simultâneas durante uma mesma década. Como anexo da tese, é apresentada ainda a Cartilha Anima Escola, material didático sobre animação elaborado para professores, integralmente escrito pelo autor.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui