INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE POSICIONAMENTOS SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SUZANA DE CARVALHO BARROSO AZEVEDO

Colaborador(es):  ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - Orientador
Número do Conteúdo: 25670
Catalogação:  25/01/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25670@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25670@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25670

Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo investigar o assunto da avaliação educacional a partir da perspectiva de professores em atuação na educação básica do magistério público, buscando problematizar essa prática e elucidar formas mais críticas de compreendê-la. Para nortear o cumprimento desse objetivo, proponho as seguintes questões orientadoras: a) Como os participantes se posicionam discursivamente com relação à avaliação educacional? e b) Que Avaliações e posicionamentos acerca dos temas relativos à avaliação educacional podem ser identificados no discurso dos participantes?. O estudo está inserido no domínio da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), tendo por base sua concepção atual de investigar questões de uso da linguagem sob um viés interdisciplinar e co-participativo. Em interface com a Linguística Aplicada, a pesquisa se apoia na área de educação no que tange aos estudos em avaliação educacional, entendida como uma prática localizada sócio-historicamente que visa à observação do processo de ensino e aprendizagem e à implementação de condutas para sua melhoria (Luckesi, 2011). Como aporte teórico, as análises baseiam-se nos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; Halliday e Matthiessen, 2004) que entende a linguagem como uma rede de possibilidades orientada para o uso, e no Sistema de Avaliatividade (Martin, 2001; Martin e White, 2005, Vian Jr, 2009), que estuda a atitude dos usuários da língua diante dos fenômenos do mundo bem como os recursos que utilizam para se posicionar ideologicamente em seu discurso. A pesquisa está inserida em um paradigma qualitativo (Denzin e Lincoln, 2006), que busca compreender questões a partir do significado que as pessoas atribuem a elas. Para tanto, foi realizado um grupo focal (Gatti, 2012) com três professores que atuam na educação básica em escolas públicas no estado do Rio de Janeiro e a interação ocorrida foi gravada em áudio e posteriormente transcrita. Por meio dos recursos da Transitividade, do Modo e do subsistema de Atitude, foram identificados, nos fragmentos selecionados para análise, posicionamentos e Avaliações dos participantes sobre a avaliação educacional e os temas a ela relacionados. A discussão possibilitada pelas análises sugere um entendimento da avaliação educacional como algo dinâmico e que deve ser considerado dentro do contexto mais amplo do sistema educacional brasileiro. Os participantes também julgam negativamente algumas práticas empreendidas no contexto da educação pública e se posicionam afetivamente em relação a sua profissão a despeito das dificuldades encontradas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui