XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE AESTHETIC AND SYMBOLIC CONSUMPTION OF SOFA Autor: MARCO ANTONIO MAGALHAES LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO CIPINIUK - ADVISOR
Nº do Conteudo: 25601
Catalogação: 04/01/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25601
Resumo:
Título: THE AESTHETIC AND SYMBOLIC CONSUMPTION OF SOFA Autor: MARCO ANTONIO MAGALHAES LIMA
Nº do Conteudo: 25601
Catalogação: 04/01/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25601@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25601
Resumo:
This work aims to verify the living room sofa consumption by agents
positioned between the popular and lower middle layers in the Carioca social space
from the perspective of symbolic domination proposed by Bourdieu. In this context,
we understand that symbolically this consumption could be a reflection of
individual expression of this subject or the result of a coercive process of
inculcation generated by instances of legitimation and consecration working in the
design field. To check this with the support of Pierre Bourdieu s theory we employ
an investigation about the social production and use of it, in the West, of the seats
next to what we now understand to be a sofa and tried to figure out how the
formation of what we call living room in a brazilian home came to be. Along with
this theoretical framework, we conducted a small field research, qualitative at first,
with sofa industries, to know how this product is prepared, and later with
consumers, to understand how your decision to choose the sofa was made. Thus,
with the combination of the above mentioned theory with the field work, it was
possible to confirm the presence of symbolic violence that, coming from the
inculcation processes associated with the social arbitrary as a home should be, puts
strong pressure on these agents for the acquisition of a hegemonic model of sofa.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |