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Título: PARA ALÉM DA DIMENSÃO VERBAL: AS LINGUAGENS DO SIGNO TIPOGRÁFICO NO DESIGN
Autor: SAMUEL FLORENSIO RODRIGUES OTAVIANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
FREDERICO BRAIDA RODRIGUES DE PAULA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 25599
Catalogação:  22/12/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25599@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25599@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25599

Resumo:
Esta dissertação constitui uma abordagem do signo verbal (gráfico/tipográfico) no design gráfico. A questão motivadora da pesquisa foi o modo como são expressas as dimensões sonora e visual presentes no signo verbal. A partir dessa reflexão nos deparamos com o seguinte problema: em que fundamentos lógicos se apoiam os signos verbais manifestados pela materialidade visual (tipográfico), apreendidos, articulados e expressos no design gráfico para além de seu peso linguístico? Partimos da premissa de que o signo verbal, da maneira como vem a ser empregado no design gráfico, composto pelas mais diversas formas tipográficas, leva em consideração sua dimensão sonora e, principalmente, visual. Este aspecto o transporta para além da sua dimensão verbal. Essa particularidade encontra ressonância na poesia verbivocovisual dos poetas concretos que preconizou a materialidade da palavra. Estabelecemos como objeto empírico os projetos de design gráfico selecionados para as Bienais de Design Gráfico da Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil), e publicados nos catálogos das respectivas mostras. Empreendemos as análises desse corpus segundo os aportes teóricos da semiótica, considerando as dimensões sintática, semântica e pragmática dos objetos de design. Conforme os resultados desta pesquisa, concluímos que o signo verbal no design gráfico apresenta um amplo repertório baseado nas hibridizações com as dimensões sonora e visual. A conclusão a que chegamos permite ainda depreender que a semiótica peirciana se constitui tanto como um percurso analítico de projetos de design já concebidos, como também, como um mapa orientador e metodológico que vem se somar aos demais processos da ação projetual.

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