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Título: GEOGRAFIAS XAMÂNICAS: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS EM TEXTOS LITERÁRIOS
Autor: ADRIANA BOLITE FRANT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 25568
Catalogação:  14/12/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25568@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25568@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25568

Resumo:
A dissertação Geografias xamânicas: a construção de espaço em textos literários, ensaia propostas acerca da construção do espaço focalizando práticas sociais, ritos culturais e produções artísticas em suas diversas configurações. Nesta tarefa, a investigação enfrenta o desafio de promover, de modo exemplar e pontual, o diálogo entre propostas de antropólogos, geógrafos, sociólogos e filósofos que guiam os meus próprios olhares em busca de respostas adequadas ao estado da arte da discussão em curso. Seguindo a singela sugestão de Marc Augé, de que precisamos aprender a ver o espaço , o foco está centrado sobre espaços construídos na vida real e no imaginário do universo simbólico das artes como produtora de mundos. Tais lugares reais-e-imaginados são analisados, seja em sistemas de troca representados pela dádiva, seja em atos performativos nas artes visuais, seja na literatura por figuras enigmáticas produzindo espaços relacionais próximos e distantes, numa dinâmica contígua de habitar e narrar. Nesta ótica multidimensional, de relações complexas entre distintas formas de espacialidade e temporalidade, assume um papel de destaque o conceito conjugado espaçotempo, elaborado por Nancy Munn como construção social intersubjetiva, unindo inquietações teóricas e afetivas na avaliação de práticas produtoras de espaço. A investigação teórica conta ainda com a força da sabedoria xâmanica, do pensamento crítico de autores como Walter Benjamin, Michel Foucault, Michel de Certeau e Deleuze e Guattari, e com o poder inventivo e perturbador de obras literárias de Yasunari Kawabata, Franz Kafka e Virginia Woolf, explorando a constelação espacial a partir da articulação entre pessoas, coisas, lugares e momentos. Dando relevo a vozes singulares e saberes dissonantes, a dissertação oferece, deste modo, respostas parciais que, em seu conjunto, permitem ângulos novos para enxergar múltiplas-e inusitadas- possibilidades de produção de conhecimento nesta área temática.

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