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Título: PRÁTICAS SOCIAIS DE ESCRITA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA AQUISIÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO
Autor: MARCIA LISBOA COSTA DE OLIVEIRA
VALERIA CAMPOS MUNIZ
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 25537
Catalogação:  02/12/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25537@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.25537

Resumo:
Neste trabalho, discute-se a articulação entre alfabetização e letramento, a partir da análise de dados de aquisição da escrita alfabética e da construção da textualidade em seis textos produzidos por alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A pesquisa é baseada nos Novos Estudos do Letramento, que são articulados às teorias variacionista e psicogenética para investigar o conhecimento de práticas sociais de escrita, bem como as interferências da oralidade na produção de textos, identificando índices da construção do conhecimento sobre o sistema da escrita. O objetivo é apresentar uma proposta metodológica que se situe na confluência das perspectivas teóricas abordadas, contemplando a complexidade do fenômeno da linguagem.

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