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Coleção Digital
Título: TEATRO DO OPRIMIDO E PERFORMANCES DE GÊNERO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Autor: WOGRAINE EVELYN FARIA DIAS
LIANA DE ANDRADE BIAR
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 25535
Catalogação: 02/12/2015 Liberação: 02/12/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25535@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.25535
Resumo:
Título: TEATRO DO OPRIMIDO E PERFORMANCES DE GÊNERO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Autor: WOGRAINE EVELYN FARIA DIAS
Nº do Conteudo: 25535
Catalogação: 02/12/2015 Liberação: 02/12/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25535@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.25535
Resumo:
Este artigo descreve a primeira fase de um projeto de pesquisa, ensino e extensão realizado no Programa de Educação Tutorial do Departamento de Letras da PUC-Rio. Seu objetivo é formular e aplicar, em comunidades carentes vizinhas à universidade, uma oficina de teatro com enfoque nas questões de gênero e sexualidades. Nesta primeira fase, cumpriu-se a formulação de uma sequência de jogos e técnicas teatrais adaptadas do método do Teatro do Oprimido (Boal, 1991; 2006), com auxílio de uma revisão teórica dos estudos de gênero e sexualidades. A proposta é artística e educativa, dirigida ao público jovem, e objetiva promover performances orientadas para desconstrução de sentidos solidificados especialmente no que concerne a masculinidades e feminilidades hegemônicas. Acredita-se que a aplicação dessa sequência possa contribuir para a construção coletiva de novos saberes sobre o tema, além de instrumentalizar, via exercício teatral, a ação social responsiva às inúmeras práticas de violência física e simbólica ancoradas em concepções essencializantes, opressivas e estigmatizadoras sobre gênero e sexualidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |