$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CARREIRA SOB FOGOS: A VIDA PROFISSIONAL DA MULHER DO MILITAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JANAINA CARDOZO BERNARDES SIMOES

Colaborador(es):  ANDREA SEIXAS MAGALHAES - Orientador
Número do Conteúdo: 25532
Catalogação:  02/12/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25532@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25532@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25532

Resumo:
O presente estudo teve como objetivo central desenvolver uma investigação sobre a vida profissional da mulher do militar e apoiou-se na literatura que aponta que a carreira no Exército apresenta demandas que se estendem a toda a família. A pesquisa de campo foi realizada com oito esposas de oficiais do Exército brasileiro, com idades entre vinte e cinco e quarenta e três anos, com formação e experiência profissional. A partir da análise do conteúdo das entrevistas, concluímos que essas demandas, especialmente os frequentes deslocamentos geográficos, têm aumentado as dificuldades das mulheres em conciliar a vida profissional e familiar/conjugal. As transferências foram associadas a perdas, estagnação e retrocesso nas carreiras. A imprevisibilidade marca a vida das entrevistadas, gerando insegurança quanto aos projetos, além de sentimentos de incerteza, falta de controle e limitação no tocante ao próprio destino. A distância dos familiares e, em muitos momentos, dos cônjuges tem influenciado a relação dessas mulheres com suas carreiras, passando elas a priorizar empregos com maior flexibilidade de horário ou abrindo mão de trabalhar, ao menos temporariamente. Mesmo com o incentivo dos maridos e com todos os benefícios que foram atribuídos ao trabalho feminino, os interesses da carreira do militar estão sempre em primeiro plano, orientando as decisões mais significativas dos casais. O modelo de família idealizado pelo Exército, a adesão das esposas aos valores da instituição e à carreira do militar contribuem para que as mulheres secundem os maridos, adaptem suas carreiras às deles e, muitas vezes, abdiquem de seus próprios projetos profissionais. Constatou-se que há ambivalência de sentimentos relacionados a ser mulher de militar. As mulheres reconhecem que possuem papel relevante na carreira dos maridos, mas revelam sentimentos de pesar pelos projetos profissionais colocados em segundo plano ou abandonados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui