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Coleção Digital
Título: IMPACTOS DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL SOBRE ENCARGOS ESCOLARES: CONSEQUÊNCIA DO FIES Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ISABELA FERREIRA DUARTE
Colaborador(es): JOAO MANOEL PINHO DE MELLO - Orientador
Número do Conteúdo: 25516
Catalogação: 27/11/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25516@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25516@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25516
Resumo:
Título: IMPACTOS DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL SOBRE ENCARGOS ESCOLARES: CONSEQUÊNCIA DO FIES Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ISABELA FERREIRA DUARTE
Colaborador(es): JOAO MANOEL PINHO DE MELLO - Orientador
Número do Conteúdo: 25516
Catalogação: 27/11/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25516@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25516@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25516
Resumo:
Criado em 1999, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal destinado à concesão de financiamentos a alunos matriculados no ensino superior não gratuito. O programa adquiriu relevância após sofrer substanciais alterações normativas e operacionais ao longo do ano de 2010. Como resultado, a procura pelo financiamento registrou aumento significativo. Esse fluxo de novos alunos financiados atingiu de maneira heterogênea diferentes Instituições de Ensino. No trabalho, exploramos essa heterogeneidade com o objetivo de investigar se esse relaxamento de crédito estudantil via FIES teve algum efeito sobre taxas escolares. Por meio de uma estratégia de diferença em diferenças, mostrando que o FIES causou aumento para aferir se o aumento é devido a uma diminuição de elasticidade ou a um deslocamento da curva de demanda.