$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: MODELO DE OTIMIZAÇÃO ESTOCÁSTICA PARA DIMENSIONAMENTO DA FROTA DE PETROLEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): IURI MARTINS SANTOS

Colaborador(es):  SILVIO HAMACHER - Orientador
Número do Conteúdo: 25456
Catalogação:  11/11/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25456@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25456

Resumo:
O crescimento da produção de petróleo e derivados no Brasil levou a um impulso na demanda de transporte marítimo para cabotagem e um consequente aumento dos custos logísticos. O dimensionamento adequado da frota de navios passa a ser de extrema importância no nível estratégico para reduzir os custos logísticos, sendo importante também para garantir o abastecimento energético do país. Propõe-se um modelo de dimensionamento da frota de navios petroleiros TCP (Time Charter Party) e VCP (Voyage Charter Party) que capte as incertezas de oferta e demanda de produtos no horizonte de médio prazo, além das incertezas do mercado spot de navios VCP. Este trabalho propõe um modelo matemático voltado para um problema aplicado de industrial shipping, utilizando otimização estocástica em dois estágios para solucionar tal problema. O primeiro estágio refere-se a decisão do tamanho da frota TCP e o segundo estágio diz respeito as decisões do número de viagens VCP e TCP, assim como o volume transportado por cada classe de navios, decisões que só são possíveis de serem realizadas após a realização das incertezas. No final deste trabalho uma análise do modelo e do valor da informação perfeita é realizada e os resultados, assim como as recomendações para futuros trabalhos, são discutidos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui