INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ENSAIOS EM MICROECONOMIA APLICADA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MAURÍCIO MACHADO FERNANDES

Colaborador(es):  RODRIGO REIS SOARES - Orientador
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - Coorientador
Número do Conteúdo: 25454
Catalogação:  11/11/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25454@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25454@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25454

Resumo:
Essa tese é composta por três artigos empíricos independentes. No primeiro capítulo é avaliado em que medida diferenças no histórico profissional entre os gêneros influenciam o diferencial de salários observado no mercado de trabalho formal brasileiro. Para isto, utiliza-se uma amostra aleatória e representativa de 1 porcento dos trabalhadores presentes na RAIS / MTE entre os anos de 1994 e 2009. A partir dessas informações é reconstruída a trajetória profissional dos indivíduos pertencentes à amostra. As estratégias empíricas exploram a característica longitudinal dessa base de dados para gerar informações complementares acerca do diferencial de salários entre gêneros. Os resultados revelam que as medidas de histórico profissional têm impactos economicamente relevantes sobre os rendimentos individuais. Períodos de ausência no mercado de trabalho reduzem em média os rendimentos e um maior engajamento dos trabalhadores implica salários maiores. Entretanto, a inserção dessas medidas mais fidedignas de histórico profissional dos trabalhadores acarreta uma diminuição de no máximo 10 porcento na magnitude do coeficiente associado ao diferencial de salários entre os gêneros, ou seja, um impacto bastante reduzido. O segundo capítulo investiga a importância relativa de duas dimensões da qualidade dos professores para a aprendizagem em matemática e língua portuguesa dos alunos da oitava série do ensino fundamental na rede de ensino paulista. Com este propósito, adota-se uma abordagem de função de produção educacional e a principal especificação utiliza um modelo de valor adicionado com controle para o desempenho passado dos estudantes. Os resultados mostram que tanto o conhecimento quanto as atividades pedagógicas dos professores em sala de aula têm impacto positivo e estatisticamente significante sobre a aquisição de habilidades cognitivas. Entretanto, o efeito do conhecimento dos docentes apresenta uma magnitude pequena em termos econômicos. Já os impactos associados à adoção frequente de práticas pedagógicas eficazes tem magnitude bastante relevante. Por exemplo, a intervenção de substituir um professor de matemática que não passa lição de casa sempre por outro que o faz aumenta a proficiência dos alunos em aproximadamente 12 porcento de um desvio padrão da distribuição de notas. O terceiro capítulo analisa a relação entre identidade partidária e as escolhas políticas para o contexto das municipalidades brasileiras no ciclo político entre 2004 e 2008. Para isto, utiliza-se o arcabouço de regressão com descontinuidade para estimar o efeito causal local de um município ser governado por um partido de esquerda ao invés de um de direita sobre as políticas públicas. Os resultados apontam que governos de esquerda gastam proporcionalmente menos com urbanismo e saúde e mais com administração. No entanto, esses maiores gastos administrativos não estão associados a um inchaço da máquina pública com servidores.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui