INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PROJETO DE ENGENHARIA DE SISTEMA PARA TESTES DINÂMICOS DE VÁLVULAS DE ALÍVIO DO TIPO MOLA PARA DUTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUISA MARTINS FILGUEIRAS

Colaborador(es):  LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador
LUIS FERNANDO GONCALVES PIRES - Coorientador
Número do Conteúdo: 25452
Catalogação:  11/11/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25452@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25452

Resumo:
No Brasil, a maioria dos dutos de transporte de petróleo e derivados trabalha com válvulas de alívio do tipo mola em seus sistemas de proteção. Assim, o perfeito dimensionamento e funcionamento dessas válvulas são fundamentais para garantir a segurança de dutos de transporte, caso haja alguma condição anormal de operação que gere sobrepressões. As válvulas de alívio têm a função de aliviar o fluido transportado no duto para evitar o aumento da pressão de operação acima de um limite pré-estabelecido no projeto. O comportamento dinâmico, isto é, o tempo de resposta e o comportamento da descarga em função da abertura da válvula de alívio, são fundamentais para se definir o valor máximo das pressões resultantes. Este comportamento dinâmico não é estabelecido em normas e raramente encontra-se disponível, mesmo pelo fabricante. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema de testes e certificação de válvulas de alívio do tipo mola em um circuito fechado já existente, levantando seus comportamentos estáticos (regimes permanentes) e dinâmicos em instalações experimentais na escala 1:1. Uma vez projetado e construído o sistema de testes, será possível a produção de um banco de dados das características dinâmicas das válvulas de alívio para serem utilizadas nos simuladores computacionais. Com estes procedimentos, as características das válvulas de alívio serão mais bem conhecidas, o que aumentará a confiabilidade nos novos projetos e nas verificações de segurança operacional das instalações existentes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui