INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A POÉTICA DA CONSCIÊNCIA DE JUAN CARLOS MESTRE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLOS EDUARDO ORDÓÑEZ ORDÓÑEZ

Colaborador(es):  PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO - Orientador
Número do Conteúdo: 25450
Catalogação:  10/11/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25450@1
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25450@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25450

Resumo:
A trajetória poética de Juan Carlos Mestre (León, España, 1957) se urde em diversas geografias cujos contextos influem de forma determinante no seu pensamento poético: a visão melancólica e trágica de Villafranca del Bierzo, sua cidade natal; a agitada Barcelona dos movimentos de oposição ao franquismo, onde o poeta realizou estudos universitários; o âmbito chileno, entre utopia e desgraça, durante os últimos anos da ditadura de Augusto Pinochet; a Madri de finais dos anos oitenta, recém inserida na democracia; a Roma contemporânea vista pelo poeta como símbolo dos discursos dominantes; e, finalmente, a Madri atual, marcada pela crise econômica e o surgimento de novos movimentos sociais. Estas experiências modelam uma vocação renovadora e dessacralizadora, portadora de uma consciência poética onde confluem diversas tradições: o romantismo, o surrealismo e os movimentos de ruptura da segunda metade do século XX. A poética de Juan Carlos Mestre articula-se não apenas por uma experiência objetiva, mas também pela indagação nos campos da memória, nas zonas vedadas pelas interdições, nas margens da razão, tudo isto com uma vontade delirante que se explicita em uma expressão desbordada, empenhada em restituir, por meio da imaginação e dos sonhos, o lugar preponderante da palavra no mundo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RESUMEN, SUMÁRIO E EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui