XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PSYHOPEDAGOGIC APPRAISING VERIFYINGOF TALENTS AND POTENTIALITY Autor: MARIA DAS GRACAS SOBRAL GRIZ
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 2537
Catalogação: 18/04/2002 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: PAPER
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537@2
Resumo:
Título: PSYHOPEDAGOGIC APPRAISING VERIFYINGOF TALENTS AND POTENTIALITY Autor: MARIA DAS GRACAS SOBRAL GRIZ
Nº do Conteudo: 2537
Catalogação: 18/04/2002 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: PAPER
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537@2
Resumo:
Some considerations are put forward on the importance of Psychopedagogy for helping in the
diagnosis of learning difficulties, by stressing the value of appraising the individual s learning
potential, and counter-pointing these to verifying only the deficits and holes that may be in evidence.
We refer to open diagnosis, which leads to possibilities, creation, and liberty. The theoretical
contributions presented allow for a brief discussion on the way of the teacher s mode of learning that
may or may not help the understanding of an open diagnosis. To give foundation to this
Psychopedagogical Diagnosis, which gives priority to the discovery of potentialities, we introduce the
Theory of Structural, Cognitive Modificability, by the Romanian psychologist and pedagogue, R.
Feuerstein,. It consists in the Mediated Learning Experience - MLE - and in the Diagnosis of Learning
Potential. We show the theories of Pain and Fernandez on the teacher s Modalities of Learning.
We stress the role of interconnected relationships in the teaching-learning process, the importance
of the teacher s awareness of the modality of constructing the subjectivity of the subject, as teacher
and learner, of understanding the need to open subjective and objective spaces so that the
construction of knowledge appears while respecting and accepting differences.