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Título: AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA VERIFICAÇÃO DE TALENTOS E POTENCIALIDADES
Autor: MARIA DAS GRACAS SOBRAL GRIZ
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 2537
Catalogação:  18/04/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537@2

Resumo:
Tecemos algumas considerações sobre a importância que a Psicopedagogia oferece ao diagnóstico do problema de aprendizagem, ao ressaltar o valor da avaliação do potencial de aprendizagem do indivíduo, numa contraposição da verificação apenas dos "deficits" e lacunas que possam estar em evidência. Fazemos referência ao diagnóstico aberto, com possibilidades, criação e liberdade. Os aportes teóricos apresentados dão oportunidade para uma breve discussão sobre a modalidade de aprendizagem do Educador, que favorecerá ou não a compreensão de um diagnóstico aberto. Para o embasamento deste Diagnóstico Psicopedagógico, cuja prioridade é a descoberta das potencialidades, apresentamos a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, do psicólogo e pedagogo romeno R. Feuerstein, que consiste na Experiência de Aprendizagem Mediada - EAM - e no Diagnóstico do Potencial de Aprendizagem. Mostramos as teorias de Pain e Fernández sobre Modalidades de Aprendizagem do Educador. Ressaltamos o papel das relações vinculares permeando o processo ensino-aprendizagem e a importância de o Educador estar atento para a modalidade de construção da subjetividade do sujeito, como ensinante ou aprendente, e para compreensão da necessidade de se abrirem espaços subjetivos e objetivos a fim de que a construção do conhecimento ocorra, respeitando e aceitando as diferenças.

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