INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA SOBRE COMPARTILHAMENTO DE COMPETÊNCIAS NAS ROTINAS DE INOVAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): THEIZA CONTE PAIVA

Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 25365
Catalogação:  30/10/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25365@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25365@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25365

Resumo:
O campo da Gestão da Inovação tem buscado entender e descrever como ocorre o processo de geração de propostas de soluções evolutivas, de melhoria ou inovadoras dentro das organizações. Este trabalho busca entender como a dinâmica de trabalho de grupos de indivíduos ocorre, através das atividades formais ou informais ligadas à busca de solução inovadora de problemas, nas perspectivas do compartilhamento de competências individuais e da construção da competência coletiva. A pesquisa fenomenográfica foi realizada entre 01 de setembro e 22 de outubro de 2014 por meio de 20 entrevistas presenciais, semiestruturadas, com gestores e profissionais sêniores de 10 organizações. A análise dos conceitos das vivências e percepções destes indivíduos acerca do fenômeno de compartilhar competência no âmbito das rotinas de inovação gerou a identificação de três categorias de descrição (Tabela 2): Criação de Competência Coletiva, Transformação do Fazer e Construção de Padrão de Pensamento, que foram descritas em cinco dimensões explicativas: Conceito de Compartilhamento de Competência, Perspectiva de Competência Individual, Perspectiva de Competência Coletiva, Dinâmica das Rotinas Organizacionais e Contexto de Processos Inovadores. Estas categorias emergiram das experiências relatadas pelos entrevistados em grau de abrangência crescente e de acordo com os respectivos entendimentos sobre o processo de trabalho de uma equipe que busca soluções inovadoras: uma dinâmica de construção conjunta que é realizada por um grupo de indivíduos resultado de um pensamento coletivo e continuado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui