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Título: A ATITUDE DE ADOÇÃO DO M-LEARNING DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Autor: FERNANDA DA SILVA APARICIO PINA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25362
Catalogação:  29/10/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25362@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25362

Resumo:
O objetivo deste trabalho é compreender as percepções de professores universitários acerca do aprendizado com o uso de dispositivos móveis (mobile learning ou m-learning), identificando pontos que favoreçam e inibam a sua adoção. Por meio de entrevistas exploratórias, com base na teoria de difusão de inovações de Rogers (2003) e nos estudos correlatos de Kapoor et al. (2014), dezoito docentes fizeram suas considerações. Estes professores foram agrupados como: não adotantes do m-learning, com dedicação exclusiva a uma universidade; não adotantes, com atuação em outros setores do mercado; e adotantes do mlearning. Valendo-se da análise de conteúdo, fatores foram categorizados de acordo com os atributos de inovação, procurando indicar facilidades e/ou dificuldades à adoção do m-learning. O estudo concluiu que, apesar de contraditório, em alguns momentos, os discursos dos entrevistados indicaram três pilares que sustentam a implantação da aprendizagem móvel no ensino superior: interesse do professor, apoio institucional e apoio governamental. Em cada um desses pilares os professores evidenciaram a necessidade de valorizar os métodos pedagógicos e a adoção de tecnologia na educação como um meio para melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

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