$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: TENDE EM VÓS O MESMO SENTIMENTO DE CRISTO JESUS: A AUTODOAÇÃO DO DISCÍPULO NA HERMENÊUTICA DA ESPERANÇA CRISTÃ
Autor: MATHEUS LEITE TAVARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CESAR AUGUSTO KUZMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25319
Catalogação:  20/10/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25319@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25319@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25319

Resumo:
Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus (Fl 2,5) é um convite a uma espécie de seguimento ao Ressuscitado. O modelo se encontra explicitado na vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré, histórico, pleno em humanidade e divindade, e no modo como se deu a sua kenosis. Este ato de despojamento do Mestre ocorre em vias de revelação, salvação e serviço abnegado a todo aquele que dele necessitar, e no limite de tal necessidade. Além disso, provoca a esperança de que aquilo que ele viveu poderá ser vivido por toda pessoa de fé, anunciando o Reino de Deus como presente e futuro. Aplica-se, aqui, ao esvaziamento o termo autodoação a fim de conceituar os aspectos de liberdade e gratuidade desta entrega. Em virtude disso, o seguimento radical, discipulado, ocorre nos mesmos moldes do ofertado pelo Cristo, o discípulo atua em sua própria kenosis com o objetivo de revelar, salvar e servir ao outro. Contudo, tal radicalidade somente se tornará possível pelo assumir uma ressignificação da realidade, uma hermenêutica da existência a qual permita viver de modo novo a mesma vida. Esta hermenêutica vem a ser fruto da esperança cristã que, enquanto força escatológica, se origina no agir do Filho na história humana e se orienta para ele mesmo. Por isso, se conclui que o agir da esperança, o viver em autodoação, configura-se enquanto paradigma da cidadania do Reino de Deus, um viver na radicalidade da entrega na direção do outro, e no limite de sua necessidade.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui