INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: MODELAGEM DE AGENTES COMPUTACIONAIS BASEADA NA DOUTRINA MILITAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALEXANDRE DE MENEZES VILLARMOSA

Colaborador(es):  MARCELO GATTASS - Orientador
Número do Conteúdo: 25293
Catalogação:  08/10/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25293@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25293@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25293

Resumo:
Desde o início de do século XIX, simulações de combate são utilizadas em treinamentos militares. Para que um treinamento ocorra de forma confiável é necessário envolver uma grande quantidade de militares nos adestramentos. No final de 1940, a ideia de agentes computacionais em inteligência artificial se mostrou uma excelente ferramenta, contribuindo para reduzir esta quantidade de pessoas envolvidas nas simulações de combate. Agentes capazes de perceber o ambiente em que estão inseridos e tomar decisões, agindo sobre ele, seguindo um conjunto de regras podem representar o comportamento de um soldado. Agentes inseridos numa simulação militar devem então, perceber o campo de batalha e tomar uma série de ações com base em uma doutrina militar. Logo, o objetivo deste trabalho é apresentar, através da modelagem de agentes computacionais uma definição do comportamento destes baseados na doutrina militar, para que estes agentes possam substituir parte dos militares evolvidos em uma simulação de combate, sem afetar a confiabilidade desta. Além de tornar os sistemas de simulação mais eficientes reduzindo a quantidade de militares necessária para a sua correta aplicação, este trabalho também ajuda a verificar a consistência lógica das ações descritas nos manuais doutrinários.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui