INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FABRICIO BROSEGHINI BARCELOS

Colaborador(es):  NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador
Número do Conteúdo: 2528
Catalogação:  15/04/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2528

Resumo:
A presente dissertação está dividida em duas partes. Na primeira parte, o objetivo da dissertação é avaliar a atual localização de postos de serviços ou facilities, tal como maternidade, escolas e postos de saúde. A avaliação é feita no aspecto da distribuição espacial com uso do software Arcview-GIS (Geographic Information System) e no aspecto da capacidade ofertada, identificando regiões onde há excesso ou escassez de vagas. Na segunda parte apresenta-se uma experiência prática resultante do uso das técnicas de Pesquisa Operacional. Propõe-se duas novas localizações: a primeira através do Algoritmo de Pizzolato e a segunda obtida pela Relaxação Lagrangeana/Surrogate para modelos capacitados proposta por Lorena e Senne (2001). O estudo foi aplicado na localização de escolas públicas do ensino fundamental na cidade de Vitória/ES, com cerca de 300.000 habitantes. São adotadas as seguintes hipóteses: que todas as crianças em idade escolar (7-14 anos), assim como aquelas fora dessa faixa, e que também demandam pelo sistema, devem estar em uma escola; que as escolas devem ter capacidade para absorvê-las; e que não há diferenças entre as escolas, possuindo todas o mesmo padrão de qualidade e, por isso, o critério de opção dos alunos é pela escola mais próxima de suas residências. Os dados requeridos incluem: mapas, setores censitários e posições da escola digitalizados; dados populacionais do censo e descrição da escola, especialmente sua capacidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
APÊNDICES  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui