$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ANÁLISE COMPARATIVA DE PEÇAS DE AÇO OBTIDAS POR FUNDIÇÃO OU IMPRESSÃO 3D: ANÁLISE TRIDIMENSIONAL POR MICROCT E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MAYARA GUILHERME MARZANO

Colaborador(es):  SIDNEI PACIORNIK - Orientador
MARCOS HENRIQUE DE PINHO MAURICIO - Coorientador
ANA ROSA FONSECA DE AGUIAR MARTINS - Coorientador
Número do Conteúdo: 25264
Catalogação:  29/09/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25264@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25264@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25264

Resumo:
As novas técnicas de manufatura aditiva, tais como impressão 3D, permitem criar peças metálicas com formas variadas facilitando a prototipação de diferentes componentes. No entanto, pouco se sabe ainda sobre a microestrutura das peças impressas e sobre suas propriedades mecânicas. Neste trabalho, peças de aço obtidas pelo processo tradicional de fundição e usinagem foram comparadas com peças obtidas por impressão 3D, ambas de mesma composição química. Para isso, utilizou-se microtomografia de raios-x, tecnologia esta que permite fazer análises não destrutivas, e microscopia ótica para caracterização da microestrutura. Ensaios mecânicos como teste de tração e microdureza foram empregados para análise das propriedades mecânicas dos materiais devido ao distinto processo de fabricação. Através destas análises concluiu-se que a peça impressa apresenta maior resistência a tração quando comparada com a fundida, essa diferença é devido ao processo de fabricação diverso, explicado através da formação distinta de microestrutura das peças.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui