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Título: ESTRATÉGIA COMO FATOR DETERMINANTE DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA
Autor: BRUNO CASTELLO MEMORIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS COHEN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25250
Catalogação:  24/09/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25250@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25250@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25250

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo observar a possível relação teórica entre grupos estratégicos da indústria automobilística brasileira e o desempenho das empresas pertencentes a estes grupos estratégicos. Para cumprir este objetivo, foram analisadas 30 montadoras de automóveis, identificando os grupos estratégicos formados, utilizando a tipologia de Michael Porter como base. Após a identificação das estratégias competitivas foi realizada análises sobre o desempenho dos grupos, observando como os grupos estratégicos se apresentam dentro desta indústria. Os dados foram analisados estatisticamente (Z-score, Shapiro-Wilks, análise fatorial, K-means clusters, ANOVA e MANOVA), permitindo análises mais consistentes sobre o coalinhamento estratégico das empresas da indústria em questão. Como resultados, foram encontrados cinco grupos estratégicos, com diferenças significantes entre os seus desempenhos médios para algumas variáveis dependentes, especialmente para a variável Satisfação dos clientes. Esta diferença entre o desempenho médio dos grupos estratégicos indica a importância do estudo das estratégias competitivas das empresas de determinada indústria, sugerindo possível relação teórica entre a estratégia e o desempenho.

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