$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: AUTOMAÇÃO DE TACÔMETRO MAGNÉTICO PARA COLUNAS DE PERFURAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PEDRO HENRIQUE DE CAMARGO PENTEADO FRONER

Colaborador(es):  CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 25231
Catalogação:  21/09/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25231@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25231@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25231

Resumo:
Este projeto de graduação dá prosseguimento a outros três anteriores, buscando sempre aperfeiçoar o protótipo. O primeiro projeto foi de Jean Philippe Dines Labarrere, finalizado em dezembro/2013, no qual se desenvolveu um protótipo preliminar de um tacômetro magnético para coluna de perfuração, tendo sido necessárias algumas simplificações, sendo a principal a utilização de um tubo de Nylon com ímãs acoplados para simular a coluna de perfuração. Em uma segunda versão do tacômetro magnético, em Projeto Final de Luis Philipe Baptista e Silva Resano, finalizado em julho/2014, realizaram-se modificações no protótipo anterior, inicialmente trocando o tubo de Nylon por um tubo de aço proveniente de uma coluna de perfuração real e em seguida realizando melhorias no algoritmo de aquisição e processamento de dados. A terceira versão foi realizada por Diogo Spazzafumo Reinoso, na qual se aprimorou o protótipo já existente, visando à aproximação do modelo com a realidade. Primeiramente substituiu-se o magnetômetro fluxgate, utilizado em ambos os projetos anteriores, por um sensor GMR (magnetorresistência gigante), mais econômico e de menores dimensões. Posteriormente, utilizou-se um motor CC acoplado ao tubo de aço carbono, permitindo com isso um melhor controle da velocidade. Finalmente, integrou-se o sistema em malha fechada, permitindo ao usuário definir a velocidade desejada em uma interface desenvolvida no ambiente LabView, controlando a tensão de alimentação do motor para que o mesmo atinja esta velocidade. No projeto atual foram realizadas melhorias no controle do motor de corrente contínua, foi alterada a forma de aquisição de dados e melhorou-se a alimentação do circuito, o que ocasionou em uma proteção maior para o mesmo e em maior velocidade de medição da velocidade de rotação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui