$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CIÊNCIA, EVOLUÇÃO E EXPERIÊNCIA DO TEMPO NO FIN DE SIÈCLE: ESTUDOS E REVISÕES SOBRE LETRADOS BRASILEIROS E ARGENTINOS
Autor: MAURO FRANCO NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - ORIENTADOR
MARCELO DE MELLO RANGEL - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 25170
Catalogação:  04/09/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25170@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25170@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25170

Resumo:
O tema deste trabalho é a experiência do tempo entre letrados brasileiros e argentinos nas décadas finais do século XIX. As fontes investigadas foram dois periódicos de grande ressonância entre aquelas comunidades letradas de então, a Revista Brazileira (1895-1899) e no caso argentino a revista La Biblioteca (1896-1898), além ainda de dois autores de particular importância como Euclides da Cunha (1866-1909) e José María Ramos Mejía (1842-1914). A abordagem priorizou a escolha por índices e sintomas que de alguma forma evidenciassem a relação tecida por aqueles letrados com a temporalidade. A hipótese destacada é a de que, ao contrário do que foi considerado por parte da historiografia dos dois países, aquela experiência finissecular trará consigo várias modalidades de tempo que, longe de simplesmente intensificarem um dito tempo progressista da modernidade, possibilitarão, por vezes, mesmo a sua moderação e a tomada de formas cada vez mais múltiplas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui