$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DETERMINAÇÃO DA VIDA INFINITA EM FADIGA DO AÇO ESTRUTURAL DIN 34CRNIMO6
Autor: ANTONIO LUCIO RODRIGUES ALVES FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS VENICIUS SOARES PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25155
Catalogação:  02/09/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25155@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25155@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25155

Resumo:
O aço DIN 34CrNiMo6 é um aço de baixa liga e alta resistência, similar ao SAE 4340. Como o nome já diz, essa classificação é dada para os aços que tem pouco teor de liga e altos limites de resistência. A diferença desse aço para a maioria dos aços de alta resistência é que além dessa propriedade, possui elevada tenacidade à fratura. Também possui boa temperabilidade, ou seja, elevada profundidade de penetração de transformação martensítica ao longo de seu eixo, de forma que este tenha alta dureza não só na parte mais externa de sua estrutura, mas também em profundidades mais interiores. Seus principais elementos de liga são Cr, Ni e Mo, enquanto que seus últimos dois dígitos (40) se referem à porcentagem de carbono que o aço contém, em centésimos. Por esse tipo de aço ser muito utilizado em componentes mecânicos, como eixos e virabrequins, é importante fazer um estudo de fadiga nesse material para prever sua vida útil em serviço e evitar falhas catastróficas. Esse estudo foi feito baseado na metodologia S-N para se determinar o limite de fadiga do aço, admitindo-se vida infinita em 107 ciclos. Para isso, foram realizados ensaios de fadiga rotativa em corpos de prova cilíndricos padronizados e submetidos a carregamentos cíclicos totalmente reversíveis. Com os resultados obtidos, é possível ajustar uma curva S-N para os pontos experimentais condizente com a curva de Wohler e determinar o limite de resistência à fadiga do aço estrutural DIN 34CrNiMo6.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui