INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: AMU ITÁ TETAMA: LITERATURA INFANTIL DE AUTORIA INDÍGENA COMO PROJETO POLÍTICO DE (RE)CONSTRUÇÃO DA IMAGEM HISTÓRICA E DA AUTOIMAGEM DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MELISSA CARVALHO GOMES MONTEIRO

Colaborador(es):  DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA - Orientador
Número do Conteúdo: 25107
Catalogação:  24/08/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25107@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25107@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25107

Resumo:
Este trabalho trata do sujeito político indígenas em contexto urbanodo Brasil atual, através de uma suas mais significativas estratégias de resistência social e de defesa de identidade cultural: a literatura infantil de autoria indígena. A autora —enunciando-se na confluência dos espaços acadêmico e do movimento social indígena—assume que a chamada questão indígena brasileira na atualidade extrapola o tema da demarcação de terras —enfatizado pelo estado e pela mídia—, constituindo-se em um campo pluricultural de resistência sociopolítica, no centro do qual encontram-se os indígenas em contexto urbano, um grupo sociopolítico que ainda carece de entendimento e estudo. Este sujeito político vem travando uma luta de resistência social, cujos conteúdos são contemporâneos e incluem: a defesa da garantia de direitos específicos (de interesse do Serviço Social); da necessidade de emancipação jurídico-política (o fim da tutela do estado) e de (re)construção da História e da imagem histórica das populações indígenas no cenário nacional. O objetivo deste estudo é visibilizar einterpretar a literatura infantil de autoria indígena contemporânea, enquanto instrumento central de disseminação de um projeto político que visa a ressignificação, (re)construção e afirmação da identidade cultural dos povos indígenas no Brasil. O texto está estruturado em três capítulos temáticos que tratam, respectivamente: I) da construção da imagem histórica dos povos indígenas no Brasil vis-a-vis aos atuais conteúdos da luta pela construção de uma autoimagem emancipadora (dos estereótipos e da tutela); II) a defesa conceitual da literatura como direito e garantia de humanidade e a apresentação de autores indígenas brasileiros e sua produção voltada para o público infantil nos últimos dez anos (sete autores), e III) descrição e interpretação dos conteúdos de quinze obras selecionadas, através das quais o projeto político de construção identitária (identidade cultural indígena) se apresenta com os olhos postos nas futuras gerações.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO, ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui