$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DOS REQUISITOS AO CÓDIGO: UM PROCESSO PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE MAIS TRANSPARENTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EDUARDO KINDER ALMENTERO

Colaborador(es):  JULIO CESAR SAMPAIO DO PRADO LEITE - Orientador
Número do Conteúdo: 24921
Catalogação:  15/07/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24921@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24921@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24921

Resumo:
Transparência, no sentido de translúcido, é um conceito presente em uma enorme variedade de âmbitos e, recentemente, tem sido explorado no contexto de software. Um software transparente é aquele que informa sobre si mesmo, disponibilizando informação sobre o que faz, como e porque o faz. A abordagem da transparência no contexto de software se iniciou através da instanciação de um catálogo de requisitos não funcionais (RNFs), que inicialmente foi desenvolvido para transparência de processos. Durante a construção deste catálogo, notou-se que os RNFs dependência, rastreabilidade e detalhamento, presentes no catálogo, estão relacionados a problemas clássicos da Engenharia de Software. Estes problemas são, respectivamente, a definição de critérios para modularização do software, rastreabilidade entre seus artefatos e entendimento do seu código. Neste trabalho, propomos estratégias para lidar especificamente com estes três problemas, contribuindo também para construção de softwares mais transparentes, uma vez que sua solução implica na satisfação de qualidades do catálogo. Estas estratégias foram estruturadas através de um processo de construção de software. Esse processo tem como escopo software para Web, utilizando arquitetura MVC, desenvolvido através do paradigma de programação procedural. A ideia central do processo é a utilização de dois artefatos de requisitos, Léxico Ampliado da Linguagem (LAL) e cenários, durante todo processo de construção do software. O LAL é utilizado na definição dos módulos do software. Os cenários são refinados em diferentes níveis de abstração, de modo que permeiam todo o processo, desde os requisitos até serem integrados ao código fonte do software. Os rastros entre os diferentes níveis de abstração dos cenários são mantidos. As operacionalizações propostas no processo foram anexadas ao catálogo de transparência de software, possibilitando futura reutilização orientada a qualidades. O processo e suas operacionalizações foram avaliados através de estudos empíricos envolvendo diversos sujeitos. O resultado das avaliações sugere que o processo contribui positivamente para as qualidades de detalhamento, dependência e rastreabilidade, presentes no catálogo de transparência.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui