XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A INSERÇÃO E USO DAS TIC NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ESTUDO DE CASO COM OS CONCLUINTES DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO-CCEAD/PUC RIO Autor: JESSICA ZACARIAS DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24856
Catalogação: 03/07/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24856@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24856@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24856
Resumo:
Título: A INSERÇÃO E USO DAS TIC NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ESTUDO DE CASO COM OS CONCLUINTES DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO-CCEAD/PUC RIO Autor: JESSICA ZACARIAS DE ANDRADE
Nº do Conteudo: 24856
Catalogação: 03/07/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24856@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24856@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24856
Resumo:
A dissertação trata do processo de inserção e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro e é parte integrante da pesquisa Qualidade em Educação a Distância: uma pesquisa longitudinal com professores em exercício em programas de formação do governo federal. Estudo de caso sobre o curso de pós-graduação lato sensu Tecnologias em Educação (2006-2013). O principal objetivo deste trabalho é investigar os fatores que tangenciam a inserção e uso das TIC nas escolas públicas fluminenses – o quanto e como as tecnologias se incorporam a sala de aula. A realização deste estudo envolveu em um primeiro momento a análise do perfil dos cursistas e dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC. Em um segundo momento foi construído e aplicado um questionário on line, a fim de verificar se as experiências relatadas tiveram continuidade, com ou sem alterações e se os projetos de ação propostos foram implementados. A análise realizada tem como fundamentação a fenomenologia e a teoria habermasiana apontando para a discussão do mundo da vida e da teoria da problematização. Os resultados mostram que as TIC estão cada vez mais sendo incorporadas a realidade das escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, de forma cada vez mais regular e diversificada.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |