$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: SIMULAÇÃO DE CARREGAMENTOS ALEATÓRIOS PARA CÁLCULO DE DANO POR FADIGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JORGE LUIZ DE ALMEIDA FERREIRA

Colaborador(es):  JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Orientador
Número do Conteúdo: 24834
Catalogação:  30/06/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24834@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24834@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24834

Resumo:
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido por [1] para a determinação do dano devido à fadiga em estruturas sujeitas à carregamentos estocásticos, este trabalho procura desenvolver o mesmo método, acoplando-o a uma rotina de FFT, para a determinação do espectro de potências, e ao método epsilon x N, associado à regra de acúmulo linear de dano de Palmgren-Miner, para a determinação do tempo de vida deste tipo de estrutura mecânica. Dois pacotes computacionais foram desenvolvidos para a aplicação deste método. O primeiro foi desenvolvido para a realização de três tarefas básicas? Coleta de Dados: Através da simulação de um gravador, que por interfaceamento com uma placa analógica-digital, permite a utilização de computadores para a aquisição de sinais dinâmicos. Análise de Sinais: Visando a determinação das propriedades estatísticas e/ou espectrais dos históricos de carregamento. Simulação de Histórias de Carregamento: Utilizando a teoria desenvolvida por Rice e Shinozuka [2]. No segundo pacote estão presentes todas as rotinas necessárias para a estimativa do tempo de vida de fadiga segundo o método epsilon x N, ou seja: contagem de picos e vales, contagem Rain-flow, determinação do incremento de dano e acumulação do dano de fadiga considerando a regra de Miner. Os processos computacionais foram testados utilizando-se históricos típicos propostos em trabalhos correlatos, sendo seus resultados comparados com os respectivos resultados experimentiais. Por fim, procurou-se estudar a influência da resolução espectral e do número de iteração sobre o comportamento das histórias simuladas quanto a sua capacidade de reproduzir o nível de dano observado nas respectivas histórias reais, com a intenção de encontrar parâmetros ótimos que permitam uma estimativa não tendenciosa do dano de fadiga.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui