$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: EFEITO MÉDIO DO TRATAMENTO (ATE): MÉTODOS PARA ESTIMAÇÃO E APLICAÇÕES EM ANÁLISE DE CAUSALIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GABRIEL LEITE MARIANTE

Colaborador(es):  CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Orientador
Número do Conteúdo: 24829
Catalogação:  29/06/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24829@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24829@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24829

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo a análise teórica de diversas metodologias estatísticas e econométricas de estimação do Efeito Médio do Tratamento (ATE) e sua aplicação em análise de causalidade através de um estudo de caso com dados de um projeto de implementação de uma política educacional. Em um experimento perfeitamente controlado e aleatorizado, há homogeneidade entre os grupos tratado e não tratado, podendo o ATE ser estimado pela simples diferença entre as médias dos dois grupos. No entanto, na prática, tais experimentos são raros e é conveniente que haja metodologias estatísticas para relaxar a hipótese de aleatoriedade perfeita. Se assumirmos que, apesar da não existência de aleatoriedade na atribuição do tratamento, é possível explicar tal atribuição a partir de um conjunto de variáveis observadas, pode-se estimar o ATE de maneira consistente através de uma regressão múltipla da variável resultado na variável tratamento e nas demais variáveis observadas. Sob a mesma hipótese, pode-se também estimar o ATE a partir da estimativa do escore de propensão, um método de pareamento de indivíduos baseado na estimativa da probabilidade individual de seleção. Finalmente, se não houver aleatoriedade e a atribuição do tratamento não for explicada, pode-se obter uma estimativa consistente do ATE a partir do método de Variáveis Instrumentais. Para isto, é necessário apenas que alguma das variáveis observadas na população, chamada de instrumento, possua duas condições específicas: seja correlacionada com o tratamento e exógena ao modelo de regressão original. As metodologias apresentadas são aplicadas aos dados de uma política educacional implementada nos Estados Unidos nos anos 80 que buscava quantificar o efeito da redução do número de alunos por turma no aprendizado. Os resultados mostram que há um efeito benéfico estatisticamente significante, porém, pequeno, o que leva a um questionamento da relevância e da viabilidade prática desta política.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui