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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E O USO DAS TECNOLOGIAS NAS PERSPECTIVAS DA ANÁLISE DO DISCURSO PECHEUNIANO E DA PSICANÁLISE Autor: MICHELE ESTER DE MOURA CAMPOS FURLAN
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 24804
Catalogação: 23/06/2015 Liberação: 29/06/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24804@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.24804
Resumo:
Título: O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E O USO DAS TECNOLOGIAS NAS PERSPECTIVAS DA ANÁLISE DO DISCURSO PECHEUNIANO E DA PSICANÁLISE Autor: MICHELE ESTER DE MOURA CAMPOS FURLAN
Nº do Conteudo: 24804
Catalogação: 23/06/2015 Liberação: 29/06/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24804@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.24804
Resumo:
Este artigo visa a discutir o uso das novas tecnologias nas práticas de ensino por meio de análise dos discursos de professores de língua inglesa, os quais são permeados por discursos científicos e tecnológicos que o legitimam como estatuto de verdade. O corpus é constituído por trechos de três ensaios escritos por professores que lecionam em diferentes realidades de ensino: em uma escola livre de idiomas, em uma escola particular de ensino fundamental e médio e em uma escola pública, também de ensino fundamental e médio. A pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, da Análise do Discurso (Pêcheux, 1990) e da psicanálise lacaniana. Os resultados mostraram que o professor de língua estrangeira se vê em uma situação de conflito, pois, aceita e acredita que o uso das novas tecnologias auxiliará na eficácia dos resultados do seu trabalho, mas enfrenta dificuldades para colocá-los em prática e inovar no que diz respeito aos procedimentos e métodos pedagógicos de ensino. É um professor que busca sua completude ao mesmo tempo em que ainda faz uso do convencional e do tradicional, mas que, mesmo assim, constrói um discurso pautado na cientificidade, a qual o legitima e constitui sua identidade de professor.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |