$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E O USO DAS TECNOLOGIAS NAS PERSPECTIVAS DA ANÁLISE DO DISCURSO PECHEUNIANO E DA PSICANÁLISE
Autor: MICHELE ESTER DE MOURA CAMPOS FURLAN
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 24804
Catalogação:  23/06/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24804@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.24804

Resumo:
Este artigo visa a discutir o uso das novas tecnologias nas práticas de ensino por meio de análise dos discursos de professores de língua inglesa, os quais são permeados por discursos científicos e tecnológicos que o legitimam como estatuto de verdade. O corpus é constituído por trechos de três ensaios escritos por professores que lecionam em diferentes realidades de ensino: em uma escola livre de idiomas, em uma escola particular de ensino fundamental e médio e em uma escola pública, também de ensino fundamental e médio. A pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, da Análise do Discurso (Pêcheux, 1990) e da psicanálise lacaniana. Os resultados mostraram que o professor de língua estrangeira se vê em uma situação de conflito, pois, aceita e acredita que o uso das novas tecnologias auxiliará na eficácia dos resultados do seu trabalho, mas enfrenta dificuldades para colocá-los em prática e inovar no que diz respeito aos procedimentos e métodos pedagógicos de ensino. É um professor que busca sua completude ao mesmo tempo em que ainda faz uso do convencional e do tradicional, mas que, mesmo assim, constrói um discurso pautado na cientificidade, a qual o legitima e constitui sua identidade de professor.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui