$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: INTERPRETAÇÃO SÍSMICA QUANTITATIVA COM USO DE PROGRAMAÇÃO GENÉTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ERIC DA SILVA PRAXEDES

Colaborador(es):  MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO - Orientador
Número do Conteúdo: 24789
Catalogação:  19/06/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24789@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24789@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24789

Resumo:
Uma das tarefas mais importantes na indústria de exploração e produção de petróleo é a discriminação litológica. Uma das principais fontes de informação para subsidiar a discriminação e caracterização litológica é a perfilagem que é corrida no poço. Porém, na grande maioria dos trabalhos os perfis utilizados na discriminação litológica são apenas aqueles disponíveis no domínio dos poços. Para que modelos de discriminação litológica possam ser extrapolados para além do domínio dos poços, faz-se necessário a utilização de características que estejam presentes tanto nos poços como fora deles. As características mais utilizadas para realizar esta integração rocha-perfil-sísmica são os atributos elásticos. Dentre os atributos elásticos o que mais se destaca é a impedância. O objetivo desta dissertação foi a utilização da programação genética como modelo classificador de atributos elásticos para a discriminação litológica. A proposta se justifica pela característica da programação genética de seleção e construção automática dos atributos ou características utilizadas. Além disso, a programação genética permite a interpretação do classificador, uma vez que é possível customizar o formalismo de representação. Esta classificação foi empregada como parte integrante do fluxo de trabalho estatístico e de física de rochas, metodologia híbrida que integra os conceitos da física de rochas com técnicas de classificação. Os resultados alcançados demonstram que a programação genética atingiu taxas de acertos comparáveis e em alguns casos superiores a outros métodos tradicionais de classificação. Estes resultados foram melhorados com a utilização da técnica de substituição de fluídos de Gassmann da física de rochas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui