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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O QUE TOCA ESSA GERAÇÃO TOUCH?: UMA REFLEXÃO HIPERTEXTUAL SOBRE AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ERA DIGITAL Autor: GABRIELA GOMES DA SILVA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24761
Catalogação: 15/06/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24761@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24761@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24761
Resumo:
Título: O QUE TOCA ESSA GERAÇÃO TOUCH?: UMA REFLEXÃO HIPERTEXTUAL SOBRE AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ERA DIGITAL Autor: GABRIELA GOMES DA SILVA COSTA
Nº do Conteudo: 24761
Catalogação: 15/06/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24761@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24761@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24761
Resumo:
As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) estão
incorporadas no cotidiano da geração digital Web 2.0, que, segundo especialistas,
é a que mais lê e escreve, prática originalmente reconhecida por escrileitura.
Esta pesquisa, no esforço de compreender o que toca essa geração touch,
investiga, por meio de teóricos, filósofos e poetas, como também pela análise dos
diários de bordo, pesquisa eletrônica e relatos casuais, como se dão as novas
práticas de leitura e escrita de adolescentes situados na faixa etária de 11 a 14
anos, período em que se constata um crescente desinteresse pela leitura literária.
Considerando a internet a convergência das mídias e o locus destas novas práticas,
cujo núcleo é o hipertexto, o desafio se dá em observar o ato comunicativo neste
ciberespaço, lugar de múltiplas e quase indistinguíveis falas, e averiguar como se
dá a experiência com a literatura nesse contexto. A pluralidade de saberes que
circulam fora da escola, que antes era a única legitimadora do saber, constitui um
dos maiores desafios do mundo da comunicação à contemporaneidade. O estudo
sobre os novos modos de ler e escrever é, sobretudo, uma proposta de reflexão
sobre teoria e prática, nos conscientizando continuamente de que a transformação
nos modos de circulação do saber é uma das mais profundas transformações que
pode sofrer uma sociedade. Como diria o poeta, isso exige um estudo profundo,
uma aprendizagem de desaprender.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |