INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O QUE TOCA ESSA GERAÇÃO TOUCH?: UMA REFLEXÃO HIPERTEXTUAL SOBRE AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ERA DIGITAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GABRIELA GOMES DA SILVA COSTA

Colaborador(es):  ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - Orientador
Número do Conteúdo: 24761
Catalogação:  15/06/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24761@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24761@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24761

Resumo:
As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) estão incorporadas no cotidiano da geração digital Web 2.0, que, segundo especialistas, é a que mais lê e escreve, prática originalmente reconhecida por escrileitura. Esta pesquisa, no esforço de compreender o que toca essa geração touch, investiga, por meio de teóricos, filósofos e poetas, como também pela análise dos diários de bordo, pesquisa eletrônica e relatos casuais, como se dão as novas práticas de leitura e escrita de adolescentes situados na faixa etária de 11 a 14 anos, período em que se constata um crescente desinteresse pela leitura literária. Considerando a internet a convergência das mídias e o locus destas novas práticas, cujo núcleo é o hipertexto, o desafio se dá em observar o ato comunicativo neste ciberespaço, lugar de múltiplas e quase indistinguíveis falas, e averiguar como se dá a experiência com a literatura nesse contexto. A pluralidade de saberes que circulam fora da escola, que antes era a única legitimadora do saber, constitui um dos maiores desafios do mundo da comunicação à contemporaneidade. O estudo sobre os novos modos de ler e escrever é, sobretudo, uma proposta de reflexão sobre teoria e prática, nos conscientizando continuamente de que a transformação nos modos de circulação do saber é uma das mais profundas transformações que pode sofrer uma sociedade. Como diria o poeta, isso exige um estudo profundo, uma aprendizagem de desaprender.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui