$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ESTIMAÇÃO DO IMPACTO DO EL NIÑO/LA NIÑA NA INTENSIDADE DOS VENTOS DO NORDESTE BRASILEIRO UTILIZANDO OS MODELOS GAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CAROLINA NASCIMENTO NOGUEIRA LIMA

Colaborador(es):  CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Orientador
GUTEMBERG BORGES FRANCA - Coorientador
Número do Conteúdo: 24721
Catalogação:  09/06/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24721@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24721@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24721

Resumo:
A energia eólica é hoje uma das mais promissoras fontes de energia do mundo por ser limpa e abundante. O estudo de fenômenos que estão relacionados com alterações na circulação atmosférica, como o El Niño, são de extrema importância pela possibilidade de afetarem a geração eólica. A fim de explorar o possível efeito de tais fenômenos nos ventos da região Nordeste do Brasil, a qual possui a maior capacidade eólica instalada, é realizada uma análise estatística para a quantificação desse efeito através dos modelos Generalized Autoregressive Score (GAS). Estes permitem a modelagem de séries temporais para diferentes distribuições de probabilidade. Nesse estudo, o GAS é aplicado às séries de velocidade do vento a partir das distribuições Weibull, Gama e Beta. Os resultados mostram que a distribuição Beta produz o melhor ajuste quando se considera o efeito do El Niño através da Temperatura da Superfície do Mar (TSM), na velocidade do vento de uma usina eólica no Nordeste do Brasil. Em particular estes mostram que, o maior impacto do El Niño ocorre nos meses de abril e maio, onde para um aumento de 1 grau Celcius da TSM é observada uma variação de aproximadamente 1.3 por cento na velocidade do vento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui