INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: GEOGRAFIA OBJETIVA DE OPORTUNIDADES DO ENSINO MÉDIO REGULAR DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GICELE FISCH

Colaborador(es):  FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES - Orientador
Número do Conteúdo: 24681
Catalogação:  28/05/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24681@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24681@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24681

Resumo:
Esta pesquisa objetivou estudar a geografia objetiva de oportunidades educacionais para o ensino médio regular da rede estadual da cidade do Rio de Janeiro, o que implica duas dimensões: a primeira seria a Geografia Objetiva de Oportunidades baseada no conceito de Galster e Killen (1995) para os quais o conceito convencional de igualdade de oportunidades deve ser expandido para além da igualdade de tratamento entre iguais e incluir a dimensão geográfica no processo de oportunidades, pois a geografia pode levar à desigualdades com graves consequências sociais. Neste sentido, é importante refletir sobre o espaço e seu papel no desenvolvimento das relações sociais. A cidade do Rio de Janeiro é caracterizada pela presença de grandes favelas, muitas das quais situadas próximas aos espaços mais nobres da cidade - modelo carioca de segregação: proximidade física e distância social. Portanto, é importante considerar como suas oportunidades educacionais estão distribuídas espacialmente. Especificando estas oportunidades educacionais temos a segunda dimensão: o ensino médio. Este nível de ensino passou por uma trajetória de muitas reformas, ora avançando no seu processo de democratização, ora criando obstáculos, além de pouco acesso à grandes parcelas da sociedade e de falta de consenso sobre seu papel – propedêutico ou profissional. Para mapear a geografia objetiva de oportunidades do ensino médio regular da rede estadual da cidade do Rio de Janeiro este trabalho envolveu a análise de dados referentes à educação disponíveis em levantamentos oficiais - Censo Demográfico de 2010 e Censo Escolar de 2012, a fim de caracterizar sua situação atual. Este mapeamento foi realizado utilizando-se ferramentas computacionais denominadas Sistemas de Informação Geográfica (SIG ou GIS). Os resultados indicam que sobre a geografia objetiva das oportunidades incidem forças políticas e sociais capazes de criar novas dinâmicas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui