XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FILMES DE LENI RIEFENSTAHL: UMA ABORDAGEM DE DESIGN NA ANÁLISE SEMIÓTICA DA IMAGEM Autor: ADRIANA BARBOSA RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24679
Catalogação: 28/05/2015 Liberação: 02/06/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24679@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24679@2
Referência [de]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24679@5
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24679
Resumo:
Título: FILMES DE LENI RIEFENSTAHL: UMA ABORDAGEM DE DESIGN NA ANÁLISE SEMIÓTICA DA IMAGEM Autor: ADRIANA BARBOSA RIBEIRO
Nº do Conteudo: 24679
Catalogação: 28/05/2015 Liberação: 02/06/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24679@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24679@2
Referência [de]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24679@5
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24679
Resumo:
A tese ora apresentada traz a investigação sobre a representação imagética de conteúdo nos filmes de Leni Riefenstahl frente ao percurso das categorias sígnicas peirceanas. Por meio desta fundamentação semiótica de extração peirceana, investiga-se a questão sígnica, que serve de ponte entre a observação histórica e a premissa de que o conteúdo conceitual nazista está esteticamente representado nos filmes de Leni Riefenstahl. À identificação, na filmografia de Leni Riefenstahl, do filme que antecede sua colaboração com Hitler, e dos filmes que abrangem seu relacionamento, tanto com o partido Nacional Socialista quanto com figuras proeminentes do nazismo, segue-se a observação de cada um destes casos em particular. Visando a contextualização de seus filmes, procede-se à verificação da trajetória de Leni Riefenstahl em sua articulação com o contexto cinematográfico, cultural e político da Alemanha desde os anos que antecedem a era nazista, bem como o período nazista até o final da Segunda Guerra Mundial. Buscamos articular elementos próprios do campo do Design à áreas correlatas, como o cinema, que possam contribuir para uma nova perspectiva da pesquisa teórica neste campo. Os filmes de Riefenstahl nos proporcionam um conteúdo rico em possibilidades interpretativas ainda pouco exploradas pela teoria do Design ou à luz da semiótica peirceana. A filmografia em questão inaugura tendências que influenciaram a cultura imagética contemporânea e a produção cinematográfica ocidental do século XX.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |