XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O QUE PODE UM CORPO FILMADO: INVENTÁRIO DE CORPOS DANÇANTES NO CINEMA Autor: SOFIA BAPTISTA KARAM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA PAULA VEIGA KIFFER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24608
Catalogação: 18/05/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24608@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24608@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24608
Resumo:
Título: O QUE PODE UM CORPO FILMADO: INVENTÁRIO DE CORPOS DANÇANTES NO CINEMA Autor: SOFIA BAPTISTA KARAM
Nº do Conteudo: 24608
Catalogação: 18/05/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24608@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24608@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24608
Resumo:
Esta dissertação propõe um estudo ensaístico acerca de um conjunto de
filmes cujos personagens irrompem em movimento e dançam, partindo de três
intuições fundamentais: o corpo não se aguenta trancado e precisa se movimentar,
o fato de ver alguém dançando é contagiante, e o cinema é uma forma de
expressão artística privilegiada de apresentação do corpo e da vida em
movimento. Este inventário de corpos dançantes no cinema não aborda filmes
musicais, nem filmes sobre dança, mas filmes em que momentos de dança
acontecem, potencializando a narrativa cinematográfica e criando um espaço de
ressonância entre o espectador e o filme. Neste sentido, os ensaios que compõem
este trabalho versam sobre a explosão do corpo dançante em uma coleção de
filmes tais como, Cría Cuervos, Le livre de Marie, Beau Travail, 35 Rhums,
Mauvais Sang, construindo formas de olhar e escutar os corpos em movimento,
dialogando principalmente com o pensamento de Jean-Luc Nancy sobre o corpo, a
dança e o cinema.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |