INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: METODOLOGIA DE DIMENSIONAMENTO E AÇÕES DE RESPOSTA A DESASTRES NA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENATA WEBER

Colaborador(es):  JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
ADRIANA LEIRAS - Coorientador
Número do Conteúdo: 24579
Catalogação:  13/05/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24579@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24579@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24579

Resumo:
O aumento da ocorrência de desastres naturais no Brasil e a carência de ferramentas de gerenciamentos logísticos eficazes têm demonstrado a necessidade de estruturação e a importância no aprofundamento dos estudos na Logística Humanitária, área ainda recente e com muito a aprimorar. Este trabalho objetiva maximizar o atendimento de ajuda humanitária, minimizando os desperdícios de tempo e recursos na movimentação, entrega e demais atividades de planejamento e resposta ao desastre. Para atingir esse objetivo, foi elaborada uma metodologia de mensuração de desastres a partir da avaliação do cenário afetado na fase inicial de resposta ao desastre e, assim, estabelecida ações padronizadas para permitir a diminuição do improviso e uma maior eficiência na utilização de recursos e proposição de atividades. Neste sentido, esta dissertação procura relacionar as similaridades entre a logística empresarial e a logística humanitária, abordando os aspectos relevantes da primeira que podem ser utilizados para desenvolvimento de ferramentas da segunda. Por fim, exemplifica-se o método proposto através de sua aplicação no município de Bom Jardim, local afetado pelas enxurradas bruscas e inundações em janeiro de 2011 na região serrana do estado do Rio de Janeiro. A metodologia proposta sugere, para os afetados, ações de resposta delineadas através da análise de indicadores que refletem o cenário local e suas necessidades prioritárias. Desta forma, foram percebidas as vantagens reais na utilização da metodologia como ferramenta de gerenciamento de processos para mensuração, proposição de ações de resposta e atendimento de ajuda humanitária.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui