$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: RISCOS EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PRODUTORA DE ETANOL, AÇÚCAR E BIOENERGIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIANA BARBERO RIBEIRO GOULART
FLAVIA GARCIA RENALES

Colaborador(es):  ADRIANA LEIRAS - Orientador
Número do Conteúdo: 24571
Catalogação:  12/05/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24571@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24571

Resumo:
No atual ambiente de negócios mundial, as cadeias de suprimento vêm crescendoem complexidade. Este aumento, associado ao foco na melhoria da eficiência, pode levar a níveis mais elevados de riscos ao qual a cadeia está sujeita. Sendo assim, aumenta a probabilidade de uma ruptura impactar severamente o desempenho das mesmas. Cadeias de suprimentos resilientes têm sido apontadas como ummeio para reduzir a probabilidade ea gravidade das interrupções nas redes de fornecimento. Apesar de existirem poucas evidências de como tornar uma cadeia de suprimentos resiliente, neste trabalho será estudado como a gestão de riscos em uma usina de produção sucroalcooleira pode influenciar o nível de resiliência da cadeia de suprimentos de uma empresa. O objetivo deste trabalho é destacar os principais riscos envolvidos neste tipo de negócio e avaliar como a empresa pode se posicionarquanto a sua resiliência. É realizado um estudo de caso em uma usina de produção de etanol, açúcar e bioenergia, considerando o mapeamento de riscosa análise das etapas da produção e o levantamento dos principais impactos dos subprodutos/resíduos provenientes da produção do açúcar e do etanol. A partir disso,foi feita a análise do nível de resiliência desta empresa e quais pontos poderiam ser aprimorados para maximizar sua eficiência. Para tanto, após realizada uma revisão da literatura, foi adotada uma metodologia baseada em um estudo empírico que tem como objetivo auxiliar os gestores na fomentação de uma rede de abastecimento resiliente. Tal metodologia se baseia em um quadro estruturado que correlaciona os principais fatores potencializadores e redutores de resiliência. Com base neste quadro, e utilizando uma matriz de resiliência foi possível determinar que a empresa estudada possui uma cadeia de suprimentos com uma Resiliência Volátil, o que significa que possui um alto nível para ambos os fatores redutores e potencializadores de resiliência. Além disso, com o estudo feito, foi possível concluir que a busca pela otimização da resiliência nas cadeias de suprimentos nas empresas deve ser contínua. Por ser um assunto pouco explorado, ainda não há uma metodologia que garanta a cadeia de suprimentos um nível ótimo de resiliência, oque pode ser explorado em trabalhos futuros.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui