INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: OUTRAS NARRATIVAS: A ESCRITA DOS BLOGS NA INTERNET
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALINE MIRANDA SECO FERREIRA

Colaborador(es):  MARILIA ROTHIER CARDOSO - Orientador
Número do Conteúdo: 24567
Catalogação:  12/05/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24567@1
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24567@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24567

Resumo:
Vivemos a era da intimidade como espetáculo, como denominou a pesquisadora e professora Paula Sibilia, e como observamos na mídia e a cada clique dado na internet entre redes sociais, sites de celebridades, blogs, instagram, notícias e conversas. É a vez dos anônimos, das pequenas histórias, dos relatos cotidianos, e o ciberespaço surge como alternativa para aquisição de voz e lugar. Nesta pesquisa pretende-se abordar o cenário de escrita dos blogs abrindo uma reflexão sobre a importância da internet como forma de construção de história e memória, onde se registram tendências atuais de criação de identidade. Através de uma discussão analítico-crítica a respeito desse modo de fixação da escrita – território em constante transformação –, observam-se as características semelhantes e divergentes dos diversos autores e propostas destes espaços. Toma-se como objeto, principalmente, as escritas que se podem nomear poético-recordativas, que produzem um acervo de lembranças que circulam entre autores – professores, escritores, cantores, compositores, estudantes, atrizes, pais e mães – e entre incontáveis leitores, que delineiam, ambos, seus perfis e visitam-se nestes espaços, constituindo uma multiplicidade de perspectivas, entre as quais esta autora inclui-se com seus próprios blogs. Desloca-se o olhar investigativo entre estes espaços virtuais, formulando e debatendo uma série de questões: Como a plataforma virtual interfere na produção e recepção da escrita? Como e por quê se escreve? Como se lê? Que armas afetivo-intelectuais são utilizadas? O objetivo deste trabalho é contribuir para a caracterização de como a internet vem se inserindo na vida intelectual da atualidade.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, ABSTRACT, RESUMO, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui