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Título: ENTRE O ISOLAMENTO E A INFORMALIDADE: LIMITES E DESAFIOS PARA A PRÁTICA DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MONICA MACHADO NEVES RAMOS

Colaborador(es):  ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 24561
Catalogação:  08/05/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24561@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24561@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24561

Resumo:
É recorrente o pensamento de que a escola é, por excelência, o locus de formação docente, e que esta se dá em um processo de reflexão sobre a prática. É neste contexto que vai se constituindo a identidade profissional, sendo o professor o sujeito de sua formação. Pautado nesta ideia, este trabalho busca voltar o olhar para dentro da formação, para perceber como se dá na prática o processo reflexivo. A investigação se deu com profissionais da Rede Municipal de Armação dos Búzios, através de observações das práticas desenvolvidas em duas salas de aula, e dos encontros destinados à formação continuada, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Foram entrevistados nove profissionais, sendo seis professoras, um professor formador e duas supervisoras escolares. As observações nas salas de aula se deram em duas diferentes escolas: uma das mais antigas da rede e a outra uma das mais novas. Sem a pretensão de estabelecer a justaposição entre teoria e prática, o trabalho destina-se a perceber em que medida ocorre o diálogo entre a sala de aula e os encontros de formação, identificando o lugar da prática reflexiva no processo de formação docente. O diálogo entre as observações e escutas teve como referencial teórico a interlocução com António Nóvoa, Maurice Tardif, Rui Canário, João Formosinho e Philippe Perrenoud, e com demais autores que se inserem neste campo de atuação. O trabalho aponta para a necessidade de superação da marcante presença da forma escolar nos encontros de formação e nas relações que se processam no interior da escola, onde vem se naturalizando a impossibilidade do professor assumir seu lugar de sujeito e de refletir sobre as práticas que, significativamente, deveriam contribuir para a formação da sua identidade docente.

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