$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O HIATO ENTRE ATITUDE E COMPORTAMENTO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTES: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE DIFERENTES GERAÇÕES
Autor: LARA COELHO VACCARI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS COHEN - ORIENTADOR
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 24559
Catalogação:  08/05/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24559@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24559@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24559

Resumo:
Apesar do aumento da consciência e do interesse do consumidor por produtos verdes e de uma pré-disposição para compra de produtos e serviços mais ecologicamente corretos, pode-se notar muitas vezes a falta de correspondência nos consumidores entre seu discurso e suas ações, isto é, uma incoerência entre atitudes e comportamento, também chamada hiato. Pode-se dizer que muitas vezes há uma pré-disposição (atitude) ecológica, porém esta não se transforma em ação (comportamento) de compra favorável ao meio ambiente. Dessa forma, apesar de vários estudos terem sido realizados sobre o comportamento do consumidor, nenhuma explicação definitiva sobre o fenômeno do hiato e nenhum modelo comportamental preciso para sua compreensão foi encontrado. O presente estudo visa contribuir com a literatura para uma compreensão mais profunda deste fenômeno, sob um novo prisma, analisando os fatores influentes no hiato sob a perspectiva de contraste de gerações. O estudo busca compreender os principais fatores influentes que contribuem para aumentar ou reduzir este hiato entre atitude e comportamento ecologicamente consciente que ocorrem nas Gerações Baby Boomers (BB) e Y, bem como suas principais diferenças e semelhanças. Para o desenvolvimento da tese foram realizadas trinta entrevistas em profundidade com consumidores residentes no Rio de Janeiro, sendo quinze pertencentes à Geração Baby Boomers e quinze pertencentes à Geração Y. Para realização da análise de conteúdo das entrevistas se utilizou o software Atlas.ti para facilitar a interpretação dos dados e organização dos resultados. Buscou-se identificar os principais fatores influentes no hiato em ambas as gerações analisando cinco atividades de consumo: produtos ecologicamente corretos, energia, água, transporte e reciclagem/descarte. Os resultados apontam as principais semelhanças e diferenças encontradas entre os comportamentos das gerações Baby Boomers e Y e demonstram uma maior preocupação e comportamento mais consciente por parte dos indivíduos da Geração Y no que tange algumas atividades de consumo. Ao final é proposto um modelo de comportamento ecologicamente consciente para melhor compreensão deste hiato e no qual são evidenciados os principais fatores que contribuem para aumentar ou reduzir o hiato em ambas as gerações.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui