$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA DICOTOMIA RACIONALIDADE INSTRUMENTAL VERSUS RACIONALIDADE SUBSTANTIVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIZA DE FARIA SARAIVA

Colaborador(es):  ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA - Orientador
Número do Conteúdo: 24490
Catalogação:  27/04/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24490@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24490@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24490

Resumo:
Com base na análise dos Relatórios de Sustentabilidade de 2012 de quatro empresas de diferentes segmentos (Telecomunicações, Seguros e Previdência, Cosmético e Mineração), a presente pesquisa buscou entender qual a racionalidade predominante neste tipo de publicação à luz dos conceitos de racionalidade instrumental e racionalidade substantiva de Guerreiro Ramos. Para alcançar este objetivo, o marco teórico apresentou a discussão na literatura acerca dos conceitos de responsabilidade social, sustentabilidade, racionalidade substantiva, racionalidade instrumental, identidade organizacional e reputação corporativa. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, os conjuntos de documentos coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo, o que permitiu a criação de categorias de observação, quais sejam: (1) Relação com Stakeholders; (2) Declarações e Referenciais Institucionais; (3) Aspectos Legais; e (4) Equilíbrio Triple Botton Line. A seguir, cada categoria foi relacionada com um conjunto de elementos característicos das duas racionalidades elencadas gerando duas classificações distintas. Como resultados alcançados, de uma forma geral, foi possível identificar a predominância de elementos de racionalidade instrumental na maioria dos discursos, o que confirma a hipótese inicial e indica o cálculo utilitário presente em grande parte destes documentos. De forma mais aplicada, as conclusões do estudo contribuem para uma gestão das organizações mais holística/humanística, pois torna possível que estas reflitam e problematizem o seu posicionamento e suas ações em relação à Sustentabilidade, observando se a opção por um discurso mais superficial que visa apenas atender à construção de uma boa imagem institucional é tão efetiva quanto um discurso que relate valores e práticas organizacionais que lidem com os reais desafios de uma atual gestão sustentável. Além disso, as conclusões podem suscitar novas questões sobre o tema – como, por exemplo, como seria a evolução do discurso nos relatórios de sustentabilidade de uma mesma empresa com o passar do tempo - que poderão ser melhor exploradas por novos estudos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui