$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ESTIMATIVA DO IMPACTO NO CONSUMO DE ENERGIA CAUSADO PELO STANDBY DOS APARELHOS ELETROELETRÔNICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BRUNO FARIAS DANTAS

Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
RODRIGO FLORA CALILI - Coorientador
Número do Conteúdo: 24458
Catalogação:  16/04/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24458@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24458@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24458

Resumo:
Através da função standby, um aparelho elétrico sai do seu modo de operação principal (em funcionamento); mas permanece ligado assumindo uma função em espera com o objetivo de economizar energia elétrica, até que o consumidor volte a utilizar o equipamento. Nesta dissertação é apresentada a estimativa do consumo de energia com o uso do standby em aparelhos elétricos de utilização doméstica; e o impacto financeiro deste desperdício para a população. O estudo foi motivado como forma de contribuir para o real entendimento deste consumo e oferecer subsídios que sirvam de alerta; visto que há um aumento da presença da tecnologia standby nos aparelhos existentes, e surgimento de novos equipamentos que possuem um consumo ocioso (quando não estão em funcionamento), podendo este cenário estar indo no caminho contrário às políticas atuais de conservação de energia. Para a estimativa, inicialmente foram utilizadas informações de Pesquisas de Posses e Hábitos de uso (PPH) de aparelhos elétricos para se traçar um panorama da forma como cada aparelho é utilizado sobre o modo de operação standby; em seguida coletaram-se informações de consumo de energia elétrica obtidas através de medições dos próprios equipamentos elétricos, onde foi identificado que o aparelho de TV por assinatura é o grande vilão do consumo ocioso em standby. O último passo foi extrapolar as informações estimadas para uma concessionária local e para o Brasil, e simular o desperdício de energia elétrica com o consumo do standby nos aparelhos elétricos de uso doméstico, chegando-se ao resultado de 1,6 TWh/ano de desperdício alocado aos consumidores residenciais do Brasil, o que representa 1,9 porcento do volume de vendas de energia no segmento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui