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Título: PAPADO E EPISCOPADO NO VATICANO II
Autor: FILIPPO SANTORO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 24447
Catalogação:  15/04/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24447@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24447@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.24447

Resumo:
O artigo estuda o ministério do papa em relação com o episcopado, nos laços do affectus collegialis. Comenta-se a hermenêutica do Vaticano I e a eclesiologia do Vaticano II. Esta é permeada de uma dimensão sacramental, onde o ministério petrino é compreendido no sacramento da ordem episcopal, a um título particular, no âmbito da sollicitudo omnium ecclesiarum e da conspiratio in unum. A perspectiva parte do colégio apostólico, instituído por Cristo e perpetuado nos sucessores, unidos no fundamento da Igreja universal. Considera-se a especificidade do ministério petrino junto com a koinonia das Igrejas, relacionando Igreja universal e Igreja particular, e o bispo de Roma com o colégio Episcopal. Tem-se em vista a unidade do episcopado e o caráter epicopal do primado. Existe um fundamento eucarístico na Igreja, visto que a eucarista é celebrada em determinada comunidade e torna presente a Igreja inteira. O ministério de comunhão é sustentado pelo Espírito Santo, sendo competência de todos os bispos a sollicitudo omnium ecclesiarum, e de Pedro a tarefa de promover a comunhão visível dos crentes, no seio e ao serviço da missão episcopal, como centrum unitatis. O primado inclui o poder de reger na fé e na disciplina. O primado se relaciona com o dinamismo sinodal, que implica envolvimento de todos na fé e prodigaliza ajuda para as decisões. O artigo conclui com uma referência à teologia ortodoxa.

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